Vou procurar responder à questão de uma forma honesta! Todos nós procuramos viver de forma a nos sentirmos felizes e realizados no dia a dia (...condicionados, ou não, pelas circunstâncias e meio em que vivemos).

Sentir que a VIDA vale a pena e é algo precioso demais para ser desperdiçado, deve ser tido em conta por todos... mesmo os que sentem ter falta de condições para tal.
O que faço para me sentir VIVO...e útil?...Pois!
Estamos no início de mais um século de história: o XXI. Para mim, que vou a caminho dos 50, posso fazer um "curto" balanço da forma e princípios de vida atuais, e algumas décadas atrás. Para os mais jovens (nascidos há menos de 35 anos) talvez não entendam os relatos e factos vividos num passado relativamente próximo. O mesmo tem sucedido de geração em geração!
Para me sentir VIVO (no termo da palavra), procuro ter em conta a unidade: corpo, alma e espírito.
O sentirmo-nos vivos (... minha opinião) não deve ser visto em separado, mas no conjunto dos três.
Quanto ao CORPO, penso ser a parte do ser humano com maiores facilidades de cuidar. Procuro alimentar-me de forma correta, exercitá-lo, ter os devidos cuidados para o manter o mais saudável possivel. Viver em equilibrio... longe dos excessos e vícios, tem contribuído para um viver saudável.
A ALMA (entendida como imaterial, fonte motora dos atos humanos: entendimento, emoções, etc, faz a ligação do corpo com o espírito), não é tão fácil de gerir. Os sentimentos e as emoções, por vezes levam o meu comportamento a não ser o mais adequado às situações. É necessário um grande controle para não ultrapassar os limites que me são impostos pela razão, e pelas leis instituídas. Mas tenho conseguido manter a liberdade...!
ESPÍRITO (parte incorpórea do ser humano), algo relacionado com a fé e que não é finito. No que tem a ver com a parte espiritual, depositei a minha confiança na pessoa de Jesus Cristo e sua Palavra: A Bíblia Sagrada.
Tenho-me dado bem. A VIDA (...minha) mudou radicalmente, muito por culpa desta minha confiança: abandonei vícios, recuperei a saúde, valorizo muito mais a vida no seu todo, afastando-me de tudo o que me prejudique, ou possa prejudicar os outros.
Sinto-me bem VIVO! Procuro que a vida não seja apenas agradável para mim, mas faço questão de ser útil à sociedade em geral, e aos outros em particular. Tudo o que contribua para o bem individual ou coletivo é do meu agrado.
O que está fazendo para se manter e sentir VIVO???
Isaías B.B.
Sem comentários:
Enviar um comentário